sábado, 15 de janeiro de 2011

Para quê Deus tem de existir?

Antes de começar esse texto gostaria de deixar bem claro que não favoreço ou desmereço uma religião ou outra. O texto não tem embasamento religioso. Sou um cético assumido, mas sempre achei de bom tom respeitar todo e qualquer credo.


Quando criança, minha mãe nunca me obrigou a ir a igreja, nunca fui coroinha,  nunca fiz primeira comunhão, e por isso nunca me confessei, o fato é que eu só era obrigado a ir a igreja em casamentos, e mesmo assim não gostava muito. Agora me responda: se ouvisse isso de alguém que não conhecesse você diria que é uma pessoa de caráter duvidoso?
EU penso que não, e Imagino que o leitor pense o mesmo.


Então porque Diabos eu dizer que não acredito em Deus me torna? 
Quer dizer então que se eu fosse um hipócrita que nunca fui a Igreja, que mal sei rezar um "Pai nosso", eu seria uma pessoa mais confiável?
a resposta é: NÃO... pelo contrário, isso me tornaria menos confiável!


Esses dias eu ouvi uma frase engraçada, não me lembro bem, mas era mais ou menos assim:
"A Igreja é uma farsa! O motivo: Quem atesta a Igreja são os testamentos; e quem atesta os testamentos é a Igreja."
Não quero salientar a veracidade disso, mas sim a relevância.


Um ato de solidariedade tem mesmo de acontecer por causa de uma recompensa espiritual?
Digamos, você faz algo errado e vem uma pessoa e te diz "Não faça isso", inocentemente você responde "Mas ninguém viu..." a resposta óbvia que irá ouvir será "Deus está em todo lugar"; Quer dizer, eu não posso dizer que, por exemplo, eu não cheirei cocaína na festa porque eu sei que é ruim para mim?!
Sei que é um exemplo radical, mas que ouvirá facilmente se for a Igreja e dizer aquilo ao padre.


O que quero dizer é, Deus tem mesmo de existir para pessoas tenham um motivo de fazer o bem para um desconhecido. Para mim isso mostra o declínio do ser humano, onde atos de bondade são justificáveis religiosamente ou são duvidosos..."Quando a esmola é demais...".


Não iria contar, mas é mais forte que eu.
Só fiz esse desabafo porque, na minha última viagem a são paulo, estava eu sentado no banco do metrô; completamente perdido em meus pensamentos quando sinto alguma coisa no meu ombro, quando viro a cabeça para ver o que era, vejo uma velhinha, que parecia ter por volta de uns 80 já, ela estava me cutucando com sua bengala.
Ela disse: "Não vai me deixar sentar não meu filho???"
Não pensei duas vezes e levantei me desculpando (apesar de não estar em um assento preferencial).
Assim que a Velha sentou, ela disparou: - Essa juventude de hoje... Ninguém é mais temente a Deus!-
E eu tive de sair do Metrô com meia dúzia de palavras na mente só para ela... Nossa, como aquela bengala voou longe nos meus pensamentos!!!


Velha maldita!!!

G.r.P

3 comentários:

  1. Oi, Gui. Modéstia sua dizer que não escreve bem(quer elogios, não é?rs...rs...).
    A cada dia que passa te admiro mais, existem muitas pessoas que se escondem atrás de religiões mesmo.
    Na verdade,o caráter do homem se mostra através de suas atitudes cotidianas.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acreditar ou não em Deus não deveria ser, definitivamente, um pré-requisito de caráter. No entanto, o buraco é mais embaixo quando o lance passa por nós humanos que precisamos de uma "Descupa Maior" para não cometer atos que tem vontade e que seriam muitas vezes julgados como atrozes.

    Nesse caso, o suposto ateu teria vantagem. Ele é um cara que faz bons atos sem esperar nenhuma recompensa divina em troca.

    Eu não julgo os ateus. Alias, pra ser sincero, eu sou ateu à existencia de ateus. Ou então os ateus de verdade residem no Acre!

    Pra mim o cara pode não acreditar na religião ou em um indivíduo superpoderoso que rege os acontecimentos do universo. Mas acreditar em Deus como indivíduo único é baixar a cabeça para o que a Igreja fala. É, sob um ponto de vista, acreditar nela.

    Ao mesmo tempo, deixar de acreditar em forças misteriosas que parecem permear a existência da vida as quais definitivamente ainda não compreendemos é tolice, ao meu ver. É como não acreditar que existe 11 se você só aprendeu a contar até 10.

    Muita coisa ainda não compreendemos. Para mim, até que se prove o contrário, Deus está nelas. É legal aprendermos a contar cada vez mais. Quem sabe não descobrimos todos os mistérios que nos rodeia e, assim, finalmente encontramos Deus.

    Igor André

    ResponderExcluir
  3. para mim é uma ingenuidade tremenda ter de rebaixar os humanos, e dizer que não somos capazes de evoluir por conta própria, e que precisamos de um Deus para sobreviver!

    isso para mim é antiquado e uma credulidade muito grande...é uma mentalidade do passado, onde não se tinha o conhecimento que temos hoje...

    porém concordo com o ponto que temos muito a descobrir ainda, quer dizer, estão descobrindo que havia água em marte, então tudo é possível!

    com certeza não conseguiremos descobrir se Deus existe ou não, pois para cada teoria confirmada, haverá 2 milhões de pessoas negando.
    e não dará tempo já que o mundo acabará em 2012...rsrs

    ResponderExcluir